O Colégio Lumen Vitae, tem como finalidade de sua educação o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, priorizando os valores humanos, sociais, e o comportamento do sujeito no processo de transformação social. O Colégio promove a educação como um processo contínuo de transmissão, construção e desenvolvimento de conhecimentos, valores e competências ampliando o repertório cultural, artístico e intelectual de seus estudantes.

O mundo atual demonstra exigir um perfil de indivíduo que tenha autonomia, capacidade de escolha e decisão, que tenha visão do todo para enfrentar situações novas, que saiba relacionar-se com os demais. Ser ético, com capacidade de atuar de forma democrática na participação efetiva do coletivo como compromisso que supera o individualismo e que está voltada para a formação de um comprometimento do estudante com o outro ser humano.

Para isso, o Colégio acredita que o educador desempenha o papel de “desafiador”, “problematizador”, estimulando o aluno para a reflexão, pesquisa e o desenvolvimento integral de todas as dimensões de sua personalidade: emocional/social, intelectual, física e religiosa.