LANGUAGE TRAVEL – DIFFERENT CULTURES (Eletivas - Ensino Médio)

Série: 2° EM
Área: Língua Inglesa
Carga Horária: 80 h/a
Horário: 5ª feiras das 13h45 às 15h15

Aguarde a abertura das inscrições!

Paula Loureiro Matos Amaro

Professora Cintia Salgado

Beletrista (português/Inglês) formada pelo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO) e Tradutora (português/inglês) - Habilitação em Tradução e Interpretação pela Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO). Licenciada em Letras (português/ inglês) pela Universidade Anhanguera. Especialização em Marketing Estratégico pela Universidade Mackenzie.    Experiência pelo “Global Program” para lecionar em Colégios bilíngues nas áreas de Science, Social Studies e Language Arts. Atua como professora de língua Inglesa no Colégio Lumen Vitae – PUC.

Habilidades

• (EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, como forma de fomentar diferentes modos de participação e intervenção social. Abranger a compreensão do aluno e ampliar a visão de sua própria cultura por meio do conhecimento da língua inglesa dentro do seu contexto social e da realidade do seu dia a dia.
  • (EM13LGG304) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo seus princípios e objetivos de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
  • (EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e combatendo situações de preconceito linguístico.

Competências Específicas

• Compreensão e análise das situações e contextos de produção de sentidos nas práticas sociais de linguagem, na recepção ou na produção de discursos, percebendo conflitos e relações de poder que as caracterizam.
  • Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
  • Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Ementa

Adquirir a espontaneidade ao se expressar em inglês com naturalidade mediante a desafios exposto em sala de aula e/ou criados pelos próprios alunos.

Você irá:

• Desenvolver habilidades receptivas da língua inglesa e adotá-la como língua materna.
  • Adquirir vocabulário e desenvoltura para aplicar a língua inglesa aplicando-a em conversação;
  • Obter maior facilidade para aplicar expressões e conceitos adquiridos;
  • Ter acesso a informação de como consultar sites confiáveis e terminologias adequadas para diferentes contextos (norma culta/norma popular)

O curso conta com seminário de encerramento. A participação é obrigatória.

Ações que desdobram o Curso

1. Desenvolvimento do uso da língua inglesa sem medo de errar.
  2. Conhecimento do uso correto e seguro da língua inglesa.
  3. Atividades expositivas criadas pelo aluno.
  4. Identificando a língua inglesa através do Listening e Reading
  5. Trabalhando a “imaginação” em sala de aula com atividades práticas.
  6. Conhecimento da cultura popular da língua inglesa, gírias etc.

Desafios propostos

1. Trabalhar a criatividade do aluno em meio a situações criadas de modo que desenvolva a língua de forma expositiva e natural.
  2. Produção de cartazes, desenhos, criação textual e teatral de acordo com a proposta de cada aula.
  3. 80% de aulas práticas.

Pré-requisitos para a ação

• Conhecimento da língua inglesa no nível pré-intermediário.

Ferramentas de apoio

• Acesso à internet
  • Material apresentado/compartilhado pelo professor.

Matriz de avaliações

• Observação do desempenho e participação em sala de aula.
  • Comprometimento no decorrer do curso.
  • Atividades de pesquisa desenvolvidas.
  • Atividades desenvolvidas coletivamente (trabalho em equipe).
  • Habilidades no desenvolvimento das propostas apresentadas.
  • Material de Apresentação Visual de projetos e Criatividade.